Projeto Açougue Seguro entregou selo de qualidade para 15 estabelecimentos

27/02/2018

Desempenhado pela Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal de São Marcos, projeto piloto atraiu olhares de municípios vizinhos. Durante cerca de um ano uma fiscal e uma veterinária da Prefeitura orientaram os estabelecimentos sobre boas práticas e manipulação das carnes, conforme legislação vigente. Com média de satisfação elevada, projeto deve se tornar referência na região.

Na tarde desta segunda-feira, dia 26 de janeiro aconteceu a entrega dos certificados e dos selos de qualidade do Projeto Açougue Seguro, desenvolvido pela Prefeitura de São Marcos através Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal. De forma pioneira na região, projeto foi estimulado após surto de toxoplasmose ocorrido em 2015 no município, desde então a fiscalização estudou formas de qualificar os estabelecimentos que atuam com produtos de origem animal.

Assim surgiu o Projeto Açougue Seguro, lançado em maio de 2017 durando aproximadamente um ano, período em que foram realizadas diversas ações preventivas com duas oficinas de capacitação com 8h de duração cada, onde foram abordadas as técnicas da boas práticas. Em seguida passou-se para a fase de vistorias técnicas com avaliações, acompanhamentos e apoio técnico. Também foi desenvolvido um Manual de Boas Práticas entregue a cada estabelecimento.

Após o período de desenvolvimento e avaliações, a equipe técnica da Prefeitura constatou evolução dos açougues e mercados participantes, que atingiram mais de 95% de pontuação nas metas estipuladas. Eles desenvolveram técnicas e métodos próprios de manipulação dos produtos, destacando aspectos de rastreabilidade que vão desde o recebimentos até a exposição aos clientes, passando pelo armazenamento em câmeras frias e higienização dos ambientes.

Hoje São Marcos conta com 5 estabelecimentos com entrepostos de carnes temperadas devidamente implantados e regularizados junto aos órgãos de inspeção.

Importante destacar que estes estabelecimentos contam com a ajuda de um profissional, médico veterinário, habilitado, também para assessorar na implantação de boas práticas nos açougues. Com a aquisição do selo do Açougue Seguro, os estabelecimentos tem a garantia de estar ofertando produtos de alta qualidade aos consumidores.

No ato de entrega dos certificados, nesta segunda (26), os proprietários dos estabelecimentos também assinaram termo de responsabilidade com o Município, onde se comprometem em dar seguimento ao Projeto, fazendo uso do manual desenvolvido. Caso não mantenham percentual de satisfação nas fiscalizações futuras, os estabelecimentos correm o risco de perder o selo de qualidade.

Estiveram à frente do Açougue Seguro a Fiscal Sanitária Daiane Alves e Veterinária do Serviço de Inspeção Municipal Carla Batista do Nascimento. Além dos representantes dos estabelecimentos, estiveram presentes na entrega do selo autoridades e representantes de Municípios vizinhos, interessados em implantar o Projeto em suas cidades.

Foto: Angelo Batecini - assessoria de imprensa PMSM