Prefeitura assina contrato com entidades para aquisição de nova Câmara Fria

28/02/2018

Na manhã desta terça-feira, dia 27 de fevereiro, representantes da ASSUCAF, Conselho Municipal de Agricultura, Emater e Secretaria Municipal de Agricultura reuniram-se no gabinete do Prefeito Evandro Kuwer, para assinatura do contrato de financiamento para a aquisição de uma Câmara Frigorífica no valor de R$ 61.510,00, através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

O projeto, elaborado pela Emater em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, é resultado da Participação Popular e Cidadã (PPC) e visa melhorar a infraestrutura da Associação dos Usuários de Câmaras Frias – ASSUCAF, para realizar as operações de beneficiamento dos produtos dos agricultores familiares associados. Além do recurso oriundo do financiamento, a ASSUCAF irá investir mais R$92.000,00 de recursos próprios para concluir a obra que será realizada no complexo de câmaras na localidade de São Luiz.

Além deste projeto, o município de São Marcos também foi contemplado através da mesma linha de crédito com o valor de R$ 37.215,87, em fase de execução, para aquisição de equipamentos para três agroindústrias enquadradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Estado.

Conforme Fabiano Maciel Varela, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, todos os projetos tiveram aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário. Os recursos financiados através do FEAPER têm taxa de juros de 0% e bônus adimplência de 80%, com prazo de pagamento de 5 anos.

Outra importante fonte de recursos conquistada através do esforço desta Administração, é o Convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Marcos, por intermédio da Secretaria de Minas e Energia, com a intervenção da RGE, visando à implementação de Projeto de Eletrificação no interior, onde serão investidos R$ 218.220,00, melhorando a qualidade do fornecimento de energia elétrica no meio rural.

Só neste primeiro trimestre de 2018, serão investidos um total de R$ 316.945,87, destinados à melhorias das condição de grande parte dos agricultores são-marquenses.

Foto: Angelo Batecini - assessoria de imprensa PMSM