Prefeito Evandro avalia Capina Elétrica em São Paulo

02/03/2018

Kuwer esteve na cidade de Indaiatuba durante esta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, visitando a empresa Zasso Brasil que desenvolve tecnologia exclusiva como opção no controle de plantas invasoras. Como presidente do CISGA, o Prefeito de São Marcos esteve acompanhado do Prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda. Juntos eles irão repassar a proposta para o demais municípios, na tentativa de viabilizar a aquisição dos serviços via Consórcio. O CISGA arcou com os custos da viagem. Saiba mais sobre o sistema.

É o método mais eficiente, sustentável e economicamente viável de capina que não utiliza herbicidas ou qualquer outro produto químico nocivo, garantindo um futuro mais saudável tanto na cidade quanto no campo não só para as pessoas mas também para o meio-ambiente.

Tradicionalmente, a capina é feita com o uso de herbicidas como o glifosato que visam envenenar as plantas invasoras. A consequência natural deste tipo de ação é a contaminação do local do meio por estes mesmos produtos químicos, o que gera uma série de problemas como:
• Contaminação do lençol freático
• Extermínio da vida aquática
• Esterilização do solo
• Extermínio da biota do solo
• Desequilíbrio da cadeia alimentar

A tecnologia Eletroherb também oferece uma alternativa socialmente responsável para a capina. O impacto social potencial do não-uso de herbicidas é extremamente significativo e positivo. Por outro lado, existe uma grande gama de princípios ativos de herbicidas que, quando expostos às pessoas, podem causar males à saúde como:

• Câncer
• Influência negativa no desenvolvimento pré-natal
• Descalcificação óssea
• Desenvolvimento sexual atípico

A Capinadeira Elétrica é acompanhada de um gerador e pode ser operada de um caminhão ou trator. O sistema varia de 80 cm até 2 metros de largura, onde o calor gerado elimina o mato através de corrente elétrica, agindo das folhas até a raiz matando definitivamente a planta.

“A grande vantagem está no tempo que leva para o mato voltar entre uma roçada e outra, em São marcos, por exemplo, acredito que com duas passadas por ano resolveríamos totalmente os problemas de roçadas” explicou o Prefeito Evandro Kuwer.

A empresa não vende, apenas aluga os equipamentos ou até executa os serviços. Conforme Kuwer, o implemento consegue rodar até 8km por dia. “Em um dia seria possível fazer toda a Avenida Venâncio Aires”, diz Kuwer.

Durante a viagem, o Prefeito de São Marcos e Presidente do CISGA esteve acompanhado do Prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda.

No próximo dia 21 de março, durante reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha - CISGA, eles irão apresentar a proposta sobre a Capina Elétrica aos prefeitos do municípios que fazem parte do Consórcio.