AGAPA discutiu o cenário do alho para safra deste ano com produtores da região

19/03/2018

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Fabiano Varela, participou da reunião juntamente com produtores, cerealistas, sindicalistas e técnicos da Emater de São Marcos. O encontro aconteceu no último sábado no município de Flores da Cunha.

A direção da Associação Gaúcha de Produtores de Alho e produtores da região estiveram reunidos na manhã do sábado dia 17/03 na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha para discutir as questões relativas ao cenário atual da comercialização da safra 2017/2018 e sobre as informações conjunturais da cultura do alho.

Na abertura da reunião o presidente da AGAPA, Sr. Valdir Bueno comentou que o mundo inteiro expandiu a área plantada, e este aumento na área está influenciando diretamente os preços no Brasil, pois a produção nacional é responsável por apenas 44% do consumo e os 56% restantes são abastecidos por alhos importados principalmente da China, Argentina e Espanha.

Os preços praticados junto aos produtores nacionais e também no atacado e varejo, estão em queda desde o mês de julho de 2017, que coincidiu com a entrada no Brasil do primeiro lote de alho chinês, safra nova, que balizou o valor para baixo. Os valores recebidos pelos produtores nacionais foram caindo de R$ 3,00 o quilo acima da classe, chegando agora nos mês de março no preço da classe, dependendo do preparo, toalete e prazo.

O cenário que se desenha para os próximos meses infelizmente não tem muita perspectiva de melhora pelo menos até final de abril de 2018 e a recomendação é de que o produtor faça a comercialização de forma escalonada afim de manter o mercado abastecido e arriscar uma melhora nos preços praticados nos próximos 45 dias. Cabe a cada agricultor definir a estratégia de comercialização de sua produção, mas o caminho que se segue leva para uma safra de “trocar dinheiro”, apenas cobrindo os custos de produção.

Foto: divulgação