Internet para Todos levará banda larga ao interior de São Marcos

21/03/2018

Prefeitura aderiu ao Programa Federal que fornecerá conexão de qualidade aos locais mais distantes dos grandes centros do País. Em São Marcos, 6 localidades do interior serão contempladas. As instalações iniciam em maio e não irão gerar custos para as prefeitura.

Em 25 de janeiro o Prefeito Evandro Kuwer enviou ofício ao Ministro de Estado da Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicações Gilberto Kassab, solicitando a inclusão do Município de São Marcos no Programa Internet para Todos, do Governo Federal.

Em 9 de fevereiro foi assinado Termo de Convênio, onde a Prefeitura se compromete em enviar Projeto de Lei para a Câmara isentando a Credenciada de Serviço Gesac do Imposto Sobre Serviços (ISS), além de disponibilizar local com infraestrutura básica para instalação de conexão.

Em São Marcos, inicialmente, seis localidades do interior no município serão contempladas: Linha Edith, Linha Zambicari, Linha Tuiuti, Linhas Marechal Deodoro da Fonseca, Linha São Roque e Linha São Jacó.

O Programa foi lançado oficialmente no último dia 12 de março pelo Presidente Michel Temer e visa levar acesso de internet banda larga de alta velocidade a locais longe de grandes centros no Brasil. A conexão será fornecida por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio de 2017.

Desde 2005 já se falava desse tema de levar a banda larga para todos os municípios e escolas públicas. Conforme termo de adesão, o programa oferecerá conexão à internet com preço reduzido aos consumidores e a instalação não terá custo para as prefeituras.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), até o lançamento, quase metade dos municípios brasileiros (2.766) cidades concluíram o cadastro na plataforma e foram consideradas aptos para formalizar a adesão ao programa.

Após a assinatura da adesão, a previsão é de que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. O Ministério espera que sejam instaladas 200 antenas por dia.