22 de Março Dia Mundial da Água - “A resposta está na natureza”

22/03/2018

Hoje, dia 22 de março é comemorado o dia mundial da água e neste ano o tema é “A resposta está na natureza”. Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Independente de que o nosso planeta ser rico em água, apresentando cerca de 70% de sua superfície coberta por essa substância, muito pouco está disponível para o consumo humano. O pouco que nos resta está sendo manipulado de forma desordenada ou sendo poluída e contaminada pelas ações humanas, sendo necessários procedimentos cada vez mais eficientes em relação a essa realidade.

Nos dias de hoje mais de 1,8 bilhões de pessoas consomem água de fontes que possuem algum tipo de contaminação. Cerca de 80% das águas residuais geradas por atividades realizadas pelo homem incluindo o esgoto que é despejado no meio ambiente sem passar por tratamento ou podendo ser reutilizado.

Se cada um fizer a sua parte, estará contribuindo para a preservação dos nossos recursos hídricos, atitudes simples que devem ser tomadas:

 Ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar vasilhas e roupas, só abrir a torneira quando necessário. Deixá-la aberta durante todo o processo desperdiça mais de 100 litros de água.
 Evite banhos demorados.
 Utilize sabão e detergente biodegradáveis, que não poluem os rios.
 Não jogue o óleo utilizado nas pias. Coloque-o em garrafa plástica bem tampada e jogue-os no lixo. Um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água, o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos.
 Ao lavar o carro, utilize balde ao invés da mangueira; use a vassoura ao invés da mangueira para limpar a calçada.
 Não jogue lixo em rios e lagos.

Vigiágua

Busca avaliar e gerenciar os riscos à saúde relacionados ao abastecimento de água, com o objetivo de reduzir a morbimortalidade por doenças e agravos de transmissão hídrica, bem como buscar a melhoria das condições sanitárias das formas de abastecimento de água para consumo humano.

A Vigilância Ambiental em Saúde do município realiza mensalmente 11 amostras de água, que são distribuídas entre CORSAN, poços das comunidades e poços individuais, são realizadas em pontos diferentes da cidade, comunidades do interior, escolas, empresas, restaurantes, entre outros. Nessas análises realiza-se o Cloro e o Ph na hora da coleta, outras análises como a microbiológica, organoléptica e físico-química, são analisadas no laboratório da 5° CRS Caxias do Sul.
Vigilância Ambiental em Saúde