Produtores da região realizam assembleia em São Marcos para debater sobre orgânicos

26/03/2018

Durante esta segunda-feira (26) cerca de 70 produtores de 22 municípios da região estão em São Marcos para discutir sobre orgânicos. Eles pertencem a Rede Ecovida, que organiza o encontro em parceria com a Prefeitura. São Marcos possui 23 propriedades certificadas pela Ecovida. Conheça a Rede e saiba mais sobre o cenário local na produção de orgânicos.

O tema é de extrema importância e uma das prioridades da atual Administração Municipal é justamente a ampliação da área de produção agroecológica, que vem ganhando cada vez mais espaço dentro da Agricultura Familiar. Questões como saúde e qualidade de vida, além de um produto com maior valor tem incentivado os agricultores a investirem neste tipo de produção.

Conforme o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de São Marcos, os benefícios são inúmeros e vão desde a produção livre de agrotóxicos até a preservação da biodiversidade de cada região. “Os benefícios do cultivo de alimentos sem uso de agrotóxicos vão desde a conservação do solo até o bolso do produtor, pois com consumidores mais preocupados com a saúde os produtos vem ganhando mais valor e maior espaço no mercado” destaca Fabiano Varela.

O Prefeito Evandro Kuwer e o Secretário receberam os participantes durante a manhã de hoje, na abertura do evento que acontece no Auditório da Prefeitura. O Prefeito destacou o interesse e incentivo do Poder Público Municipal em fomentar a produção de orgânicos no município.

“Nosso interesse é na formalização dos produtores locais, visando a captação de recursos, inserção nos mercados institucionais e quem sabe a criação do ponto de comercialização destes produtos” disse o Prefeito.

“Pensamos que somente com a difusão do conhecimento vamos impulsionar este segmento da agricultura familiar que possui grande potencial de desenvolvimento” finalizou Kuwer, revelando que para auxiliar os agricultores que queiram migrar para a produção agroecológica, esta administração está contratando equipe técnica que irá prestar assistência exclusiva. O projeto está em fase de licitação.

Exemplo do comprometimento desta administração é assembleia realizada durante esta segunda-feira dia 26, em São Marcos, que ocorre no município devido à expressão do número de produtores de orgânicos, despertando interesse da Rede Ecovida.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente são 23 propriedade certificadas atuando em São Marcos, das quais 5 são de produção de hortaliças e 2 indústrias, o restante está volta à produção de uvas.

O funcionamento da Rede Ecovida está baseado na organização das famílias produtoras em grupos informais, associações ou cooperativas. Estas organizações se articulam com associações ou cooperativas de consumidores, ONGs e outras instituições e formam um Núcleo Regional. A soma dos diferentes núcleos (nos estados do RS, SC e PR) formam a Rede Ecovida de Agroecologia.

No encontro são discutidos assuntos gerais sobre o cenário da produção nas regiões em que a Rede atua.

Foto: Angelo Batecini - assessoria de imprensa PMSM