Município passa a fornecer alimentos orgânicos na merenda escolar

28/03/2018

Medida adotada pela Administração Pública está em acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que determina que no mínimo 30% do recursos para aquisição de alimentos seja destinado à Agricultura Familiar, agora com preferência para alimentos orgânicos. A nutricionista da Prefeitura de São Marcos Marina Medeiros e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Fabiano Varela falam da importância do PNAE para a inclusão de alimentos mais saudáveis nos cardápios das escolas e sobre o impacto positivo na agricultura familiar.
Dede o início do ano letivo de 2018 que alunos das Escolas Públicas Municipais de São Marcos vem saboreando alimentos com mais qualidade, após a inserção de alimentos orgânicos produzidos no próprio município, onde cerca de 35% da merenda escolar é comprada de agricultores familiares.

Além dos vegetais de cultivo convencional, são fornecidos alimentos orgânicos como rúcula, abobrinha, couve-folha, alface, rabanete, chicória, beterraba e temperos verdes.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Fabiano Varela explica que o objetivo principal é viabilizar políticas públicas e ações de incentivo à produção agroecológica e o consumo de orgânicos.

Para Marina Medeiros, nutricionista que acompanha e elabora o cardápio das escolas do Município, se trata de uma ação preventiva, em que o consumo de alimentos mais saudáveis fortalece o organismo dos alunos retardando aparição de doenças crônicas promovendo maior qualidade de vida.

É importante destacar que durante esta segunda-feira (26) cerca de 70 produtores de 22 municípios da região estão em São Marcos para discutir sobre orgânicos. Eles pertencem a Rede Ecovida, que organizou o encontro em parceria com a Prefeitura. São Marcos possui 23 propriedades certificadas pela Ecovida e que produzem orgânicos.

A atual administração também está contratando equipe técnica que irá prestar assistência exclusiva para estes produtores e para quem quiser iniciar um cultivo de produtos orgânicos.

Foto: Angelo Batecini - Assessoria de Imprensa PMSM