São Marcos - RS - Prefeitura Municipal

 

Vigilância confirma existência do mosquito Aedes aegypti em São Marcos

02/04/2018

A Vigilância em Saúde do Município, por meio da Vigilância Ambiental, informa a confirmação da existência do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, no município de São Marcos.

Em ações de rotina da equipe de Vigilância Ambiental, foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti em armadilhas confeccionadas com pneus cortados ao meio tendo no seu interior uma certa quantidade de água parada. O objetivo é proporcionar um ambiente favorável para o criadouro do mosquito e, dessa forma, poder intervir o mais breve possível no controle do vetor. Em São Marcos, são 36 armadilhas instaladas em diversos pontos da cidade e as mesmas são monitoradas semanalmente.

Quando há presença de larvas ou pupas, estas são coletadas e enviadas ao LACEN/RS - Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.

A primeira amostra positiva para Aedes em 2018 foi coletada dia 14/03/2018, na Rua dos Motoristas nº 40, Centro, armadilha número 18, e a segunda amostra coletada dia 21/03/2018, no endereço Estrada Federal BR 116, Km 114, n° 1223, Industrial, armadilha número 06.

Quando encontrado Aedes aegypti, a Vigilância Ambiental trabalha com um raio de 300 metros ao redor do foco, atingindo residências, comércios e outros. Tendo em vista a importância de controlarmos esse foco, pedimos a colaboração de todos para que nos permitam vistoriar suas propriedades. A equipe de campo é composta por 03 agentes os quais se identificam com coletes e crachás.

Pedimos ainda, colaboração da população para que não deixem água parada ou nada que possa servir de criadouro para o mosquito seja no ambiente de trabalho, residência, locais públicos, lazer entre outros.

A Vigilância continua com suas ações de enfrentamento como armadilhas, pontos estratégicos e verificação de denúncias. Se cada um fizer a sua parte, teremos ações eficazes e a população livre das doenças transmitidas por este vetor. Ao verificar qualquer sintoma, procure a unidade de saúde mais próxima.

Dúvidas, entre em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone (54) 32916428 ou na Secretaria de Saúde, 2º andar, sala 37 nos horários: 8:00h-12:00h e 13:30h-17:30h.


Voltar Voltar
zgraf.net