Setor de Meio Ambiente da Prefeitura inicia campanha de conscientização

10/04/2018

Nesta primeira etapa estão sendo fixados adesivos em containers, informativos do Programa de Educação Ambiental “Desperte-se”, que alerta para a separação correta do lixo doméstico. Esta é uma das ações do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, criado pelo CISGA. Conheça o programa e saiba quais ações serão desempenhadas ao longo de 2018.

O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha – CISGA, visa integrar os 14 municípios consorciados para ações conjuntas desenvolvendo de forma regional programas de educação ambiental, metas para diminuir a quantidade de resíduos gerados e alternativas mais sustentáveis para o tratamento e destinação final de rejeitos.

Uma das primeiras ações é a instalação de adesivos nas lixeiras da cidade, alertando e lembrando a população da importância de separar seu lixo. Em São Marcos cerca de 100 contêineres de coleta estão recebendo os adesivos a partir de hoje.

Conforme o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fabiano e Varela, no decorrer do ano, além desta, também serão desempenhadas ações e campanhas de conscientização como a de coleta de óleo de cozinha, a ser realizada em junho. Já a partir de maio serão realizadas palestras em toda rede escola de São Marcos, com equipe técnica, sobre o tema e os impactos ambientais. Fabiano reforça que também feitas abordagens com material gráfico específico em eventos realizados pela Prefeitura.

Foto: Angelo Batecini - assessoria de imprensa PMSM