Representantes da SME participaram do Fórum Intermunicipal da CONAE

17/04/2018

Realizado em 12 de abril no município de Bento Gonçalves o encontro reuniu aproximadamente 90 representantes dos 27 municípios da AMESNE. Durante o Fórum foram debatidos eixos que norteiam a Conferência Nacional de Educação – CONAE, que acontecerá em novembro em Brasília.

Na última quinta-feira, 12 de abril, ocorreu a Etapa Intermunicipal do Fórum Estadual de Educação, que integra a III Conferência Nacional de Educação (CONAE), na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Cerca de 90 representantes dos 27 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) participaram do evento.

São Marcos foi um dos municípios que participou da etapa estadual levando como representantes do município a Secretária de Educação Tatiane Borghetti Zulian, a Presidente do Conselho Municipal de Educação Graziela Zatta e a Coordenadora do Fórum Municipal de Educação Sirlei Soares Borghetti, além da Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Francieli De Carli Correa.

Na parte manhã, a conselheira do Conselho Estadual de Educação, Márcia Adriana De Carvalho, apresentou a palestra “Normas de Cooperação entre os entes federados e o Sistema Nacional de Educação”.

Já, na parte da tarde, os participantes debateram sobre os oito eixos norteadores do Documento Referência do CONAE. Após, será redigida uma carta referência para a Conferência com as sugestões de adição, supressão e/ou substituição das metas que poderão integrar o Plano Nacional de Educação para o decênio 2024/2034.

A III Conferência Nacional de Educação deverá ocorrer em novembro deste ano, em Brasília. Ela tem como tema “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”