Campeonato de Bochas 2018 iniciou com 8 equipes participantes

14/05/2018

Na sexta-feira, dia 11 de maio, no salão da Linha Zamoner, aconteceu a abertura do Campeonato Municipal de Bochas 2018, organizado pela da Prefeitura de São Marcos, através da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo com apoio da Associação de Bochas de São Marcos, que neste ano em homenagem a Antônio José Girardelo – in memorian.

Ao longo dos próximos meses, 8 equipes disputarão a competição: São Cristóvão, Nossa Senhora do Carmo, Rosita, Nossa Senhora de Fátima, Zamoner, Sant’Anna, São José Operário e AMSM, equipe campeã de 2017.

Além das homenagens, foi servido jantar de confraternização para os presentes, entre familiares do homenageado, autoridades, secretários e vereadores municipais e membros das equipes participantes.

Após o jantar aconteceu a primeira rodada de jogos do campeonato de bochas, entre AMSM, campeã do ano passado e o time da casa, Zamoner, que venceu por 2 x 1.

Os jogos deste campeonato acontecerão sempre as sextas-feiras e, portanto a 2ª rodada será no dia 18 de maio, com disputas no Michelom, na Santana e na Linha Edith.

O objetivo deste campeonato é fomentar a prática esportiva, resgatar a cultura dos nossos antepassados, além de manter a interação entre comunidades e suas famílias através do esporte trazido pelos imigrantes, e também aumentar o número de adeptos à modalidade.

Biografia do homenageado:

Antônio José Girardelo nasceu em 7 de novembro de 1943, na Linha Riachuelo, filho de Luiz Girardelo e Elizabeta Scodro Girardelo, imigrante italiana que chegou ao Brasil aos 5 anos de idade. Nosso homenageado teve 6 irmãos: Henrique, João Alberto, Lauri, Antoninho, Ida Maria e Agostinho.

Cresceu ajudando seus pais nos trabalhos da colônia, produzindo uvas, trigo, milho, feijão e amendoim, bem como com a criação de animais. Aos 19 anos, casou-se com Amábile Rasador, com quem teve 4 filhos: Ricardo, Renato, Roberto e Valéria. Após o casamento, continuou trabalhando na agricultura, e neste setor permaneceu por toda a sua vida.

Por diversas vezes, ANTÔNIO foi presidente da equipe administrativa aqui da Linha Zamoner, localidade onde morou por muito tempo. Sempre muito prestativo, auxiliava nos eventos e nas festas da comunidade e também ajudava seus vizinhos.

A família conta que ele era muito atencioso com os seus e adorava os netos. O descrevem como um pai exemplar e avô carinhoso, homem batalhador que dedicou sua vida aos familiares e a todos que necessitassem de ajuda.

Desde criança, nosso homenageado jogou bochas com seu pai Luiz e seu avô José, que, juntamente com o vizinho Giovani Pasin, possuía uma cancha de bochas coberta, situada na Rua Doutor Rosa, esquina com a Rua Osvaldo Aranha, onde José e Giovani residiam. Neste local, os imigrantes italianos se reuniam para praticar o esporte e para momentos de lazer, tornando-se ali um ponto de encontro aos finais de semana. Quando adulto, sempre participou de campeonatos e torneios de bocha em todas as comunidades do município, defendendo e representando a equipe da Zamoner.

Antônio José Girardelo faleceu em 12 de setembro de 2014, aos 70 anos de idade, deixando um legado de amizade e exemplo de caráter e lealdade para com todos os que com ele conviveram.

Foto: Angelo Batecini - assessoria de imprensa PMSM