Estação de transbordo está superlotada: população deve estar atenta para redução de geração de resíduos

29/05/2018

Hoje, cerca de 180 toneladas de resíduos estão estocados na estação de transbordo de São Marcos. Dois caminhões caçamba estão carregados somando 85 toneladas de lixo orgânico, outras 55 toneladas de orgânico e 40 de seletivo estão armazenado nos galpões localizados em São Roque, no antigo aterro da cidade. Confira dicas na matéria.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a empresa Nelar, que realiza a coleta de resíduos na cidade alertam sobre como proceder neste momento em que a greve dos motoristas paralisa estradas em todo Brasil.

O Secretário Fabiano Varela destaca que não há mais aterro sanitário em São Marcos desde 2014, quando foi inaugurada estação de transbordo, onde os resíduos são separados sendo o orgânico transportado para Minas do Leão e o seletivo doado para cooperativas de reciclagem após triagem.

A Nelar informa que a coleta de lixo em São Marcos segue normalmente esta semana, exceto feriado de Corpus Christi. Qualquer alteração será previamente divulgada pela empresa e pela Prefeitura.

Em média de 20 toneladas por dia em todo município e mediante a situação a orientação é para a população tente reduzir ao máximo a geração de resíduos, e no caso dos orgânicos podem ser feitas composteiras ou quem possuir uma horta ser utilizado como adubo.

Resíduos que não estão atrapalhando e que não ofereçam perigo à saúde pública devem ser mantidos em casa, priorizando os resíduos degradáveis como papel higiênico, fraudas e absorventes.

Destaca-se o esforço da Prefeitura para manter os serviços básicos mediante a situação anormal que vive o País.

Foto: Angelo Batecini - assessoria de imprensa PMSM