AUDIÊNCIA PÚBLICA: Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos será tema de discussão nesta quinta (7)

05/06/2018

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e durante toda a semana a Prefeitura de São Marcos está desempenhando várias ações de conscientização. Dentre elas, será realizada Audiência Pública sobre resíduos Sólidos.

Com as novas definições, diretrizes e exigências introduzidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, os planos municipais foram instituídos como instrumento de apoio a estruturação do setor público na gestão dos resíduos sólidos.

Esses planos trazem como inovação, que o escopo de planejamento não deve tratar apenas dos resíduos sólidos urbanos (domiciliares e limpeza urbana), e sim de uma ampla variedade de resíduos sólidos, conforme legislação: domiciliares; de limpeza urbana; de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços; dos serviços públicos de saneamento; industriais; de serviços de saúde; da construção civil; agrossilvopastoris; de serviços de transportes e de mineração.

Para tanto, estão sendo realizadas audiências públicas nos âmbitos municipais para apresentação do Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos, orientado pelo CISGA. Em São Marcos, a audiência será nesta quinta-feira, dia 7 de junho, as 18h30 no Auditório Municipal Joaquim Grison conforme edital em anexo.

“Saliento que este é o momento que a comunidade tem a oportunidade de participar da elaboração de política pública trazendo sugestões para a melhoria da gestão dos resíduos sólidos a curto, médio e longo prazo” destaca Fabiano Varela, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.