Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGRS foi apresentado em Audiência Pública em São Marcos

08/06/2018

Desde de 2016 em desenvolvimento, o PIGIRS está em fase de colusão e o momento é de ouvir as sugestões da população. Para isso, foi realizada Audiência Pública no Auditório Municipal Joaquim Grison na noite desta quinta-feira (7). O plano está disponível através do link: http://www.cisga.com.br/fotos/educacao/arquivos/a20f97e4bf33c76d21d6398568ead312.pdf

A população pode enviar sugestões referentes aos temas exposto no Plano, através do e-mail: meioambiente@saomarcos.rs.gov.br até o dia 22 de junho.

Elaborado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGRS, integra 15 municípios da região. O PIGIRS é um documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos urbanos e do serviço de limpeza pública, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta (convencional e seletiva), armazenamento, transporte, transbordo, tratamento e disposição final.

Os objetivos do PIGIRS são:
• Estabelecer critérios para padronizar o sistema de gestão de resíduos sólidos;
• Definir programas para melhorar a educação ambiental da população;
• Constituir ações e metas para diminuir a geração de resíduos sólidos;
• Propor soluções para aumentar a quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem;
• Apontar modelos mais sustentáveis para destinação final de rejeitos;
• Determinar metas de curto, médio e longo prazos, os programas e as ações necessárias para a gestão integrada dos resíduos sólidos na forma do consórcio.

Desde de 2016 foram realizadas reuniões mensais e visitas técnicas com a participação dos 15 municípios, visando a construção de um diagnóstico da situação atual da gestão dos resíduos sólidos na região.

Na audiência de ontem, o Diretor Executivo do CISGA, Rudimar Caberlon explanou sobre os aspectos e diagnósticos obtidos durante o período, apresentando dados e estatísticas da região na geração de resíduos. O Prefeito Evandro Kuwer, que é o atual presidente do CISGA também esteve participando da reunião, acompanhado da vice Rosa Fontana e do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Fabiano Varela e equipe.

A partir de agora até o dia 22 de junho, o Plano estará disponível no site oficial dos Municípios consorciados e no site do CISGA (www.cisga.com.br), para consulta pública, através da qual poderão ser apresentadas sugestões e contribuições sobre o assunto e que deverão ser encaminhadas via Internet conforme orientação de cada cidade.

Os comentários e sugestões deverão ser fundamentados, referindo-se aos artigos, parágrafos e incisos do PGIRS, fazendo-se acompanhar de textos alternativos e/ou substitutivos, quando envolverem sugestões de inclusão ou alteração parcial ou total de qualquer dispositivo.

Todas as participações e contribuições deverão ter sua autoria identificada e serão registradas, de forma a preservar a integridade de seus conteúdos e o seu máximo aproveitamento como subsídios ao aprimoramento do ato regulamentar a ser expedido. A relevância da matéria recomenda a ampla divulgação da proposta, a fim de que todos possam tomar conhecimento e contribuir para o seu aperfeiçoamento.

Foto: Angelo Batecini - PMSM