Prefeitura lança Programa Municipal de Agroecologia

19/06/2018

Ato de lançamento aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 18, no Auditório Municipal Joaquim Grison. Técnicos, produtores orgânicos do município e autoridades participaram do encontro. A partir de agora será dado início aos trabalhos de campo e acompanhamento das propriedades.

A agricultura orgânica é um sistema de produção baseado em princípios ecológicos, pois abrange a preservação do ambiente, o manejo adequado dos recursos naturais e é comprometido com a saúde, a ética e cidadania. Nesse sentido, a Prefeitura de São Marcos, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, firmou contrato a empresa ASSTEC SERRA ASSESSORIA CONSULTORIA E PLANEJAMENTO LTDA, para prestação de serviço de assessoria técnica na área da agricultura orgânica, visando exploração sustentável das propriedades rurais do Município de São Marcos que optaram ou venham a optar pelo sistema ecológico de produção agrícola.
A empresa será responsável por oferecer treinamento e formação em sistemas de certificação e agroecologia; fomento à ampliação das áreas de produção agroecológica, através de palestras de conscientização e motivação ao processo de conversão; apoio à implantação e fortalecimento da capacidade de produção das agroindústrias familiares de processamento; apoio à implantação e acompanhamento técnico para regulamentação, estruturação e planejamento de feira de produtos agroecológicos; implantar e organizar o fornecimento de produtos da agricultura familiar para as escolas e outros mercados institucionais; fortalecer e ampliar grupos de agricultores agroecológicos já existentes no município; prestar assessoria permanente ao Sistema Participativo de Garantia; apoiar e assessorar a organização, estruturação e regularização de associações, grupos e cooperativas conforme demanda do município; ampliar e consolidar as iniciativas de comercialização e consumo de alimentos agroecológicos em distintos mercados; dar apoio à captação de recursos para ações que visem desenvolvimento da agroecologia.

“Acreditamos que a expansão dos serviços de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) para auxiliar os produtores na garantia da qualidade dos alimentos orgânicos é essencial para assegurar ao mercado consumidor a credibilidade desses produtos e é fundamental para consolidar o potencial da agricultura orgânica como instrumento para o desenvolvimento da agricultura familiar do município” esclareceu o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Fabiano Varela.

Os trabalhos de campo serão realizados sempre na última semana de cada mês com visitas técnicas, acompanhamentos, palestras e dias de campo, orientando os produtores. Produtores que desejarem participar e aderir ao programa, devem procurar orientação na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.