Ações preventivas se intensificam na Semana de Combate ao Aedes

25/10/2017

De 23 a 27 de outubro, a Secretaria da Saúde através da Vigilância Ambiental e Saúde da Família, intensificam as ações de prevenção no Município. Neste período, acontece a Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti.

Nesta segunda-feira, dia 23, as agentes de saúde realizaram trabalho de confecção de armadilhas ecológicas para o mosquito Aedes aegypti, para alunos do 5º ano das escolas Demétrio Moreira da Luz e Francisco Doncatto. Os alunos foram orientados sobre o mosquito e as doenças que transmite, além de como se prevenir.

Na tarde desta quarta-feira, dia 25, haverá treinamento para os agentes públicos que realizam fiscalização contra o Aedes aegypti em prédios públicos.

Já nesta quinta-feira, dia 26, será realizada entrega de folders e uma roda de conversa com os grupos de idosos.

As ações em São Marcos, fazem parte da Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti. A iniciativa, idealizada pelo Ministério da Saúde pretende conscientizar os moradores sobre os riscos causados pela proliferação do mosquito. O vetor transmite doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya.

A campanha conta com a participação das Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde e Saúde da Família.

ORIENTAÇÕES PARA FORTALECER O COMBATE AO AEDES AEGYPTI:
• Tampar bem a caixa de água;
• Trocar a água de animais de estimação ao menos três vezes por semana;
• Não deixar lixo jogado;
• Limpar as calhas de água;
• Limpar as piscinas;
• Colocar areia nos pratos de plantas;
• Trocar a água das bromélias com um jato de água forte ao menos duas vezes por semana.

Foto: Angelo Batecini - assessoria de imprensa