Outubro Rosa teve atividades destinadas às Mulheres do Campo

27/10/2017

Durante o Outubro Rosa, a Secretaria da Saúde intensificou a ações de prevenção e combate ao Câncer de Mama em todo o município. “Dia D” será neste sábado (28), com concentração na Praça Dante Marcucci, onde partirá caminhada. Postos de Saúde abrirão das 13h às 17h. Nesta quinta-feira, mais de 100 pessoas participaram do Outubro Rosa no Campo, com ações voltadas às mulheres do meio rural.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do Câncer de Mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o Câncer de Mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em São Marcos, a Secretaria de Saúde e os postinhos dos bairros realizam trabalho específico ampliando a realização de exames, atuando durante a Festa de Aparecida e dos Motoristas com atividades como teste rápido, aferição de pressão, exame clínico das mamas e entrega de material gráfico. Destaca-se que ações de combate e controle do Câncer de Mama e de Útero acontecem durante o ano todo, sendo intensificadas durante o mês de outubro.

Outubro Rosa no Campo

Nesta quinta-feira, dia 26, o Outubro Rosa foi promovido no interior, quando equipes da Prefeitura, em parceria com a EMATER-RS/ASCAR e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Marcos, realizaram atividades de prevenção, orientação e autoexames. A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (APECAN), de Caxias do Sul, trouxe relatos de mulheres com câncer.

O encontro aconteceu no salão da Linha Zambecari, durante a tarde, reunindo mais de 100 pessoas, das quais cerca de 80 eram mulheres trabalhadoras do meio rural. Além da Saúde da Mulher, foram abordados temas como a violência doméstica, Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCS), sementes crioulas e saneamento básico rural.

O encontro foi promovido pelo Sindicato, Emater e Prefeitura, através das Secretarias da Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social e de Educação. Agentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Dia D – Postos de saúde abrirão neste sábado (28)

Neste sábado, dia 28, acontece o “Dia D”, com mobilização das unidades de saúde dos bairros Industrial, São José, Francisco Doncatto e unidade central, que abrirão das 13h até 17h, para realização de exame clínico das mamas, exame citopatológico (preventivo), teste rápido e orientações sobre autoexame.

Às 17h, haverá concentração na Praça Dante Marcucci, onde acontecerá atividade de alongamento realizada pelo Grupo de Saúde Coletiva e aferição de pressão arterial. A tarde será animada pelo DJ Vini e terá entrega de brindes.

Às 17h30, terá saída a caminhada contra o Câncer de Mama, em torno da praça.

Vista-se de rosa e venha participar conosco.

Foto: Angelo Batecini - assessoria de imprensa