Prefeitura adquire Rolo Compactador com recursos próprios

30/10/2017

O equipamento novo custou R$ 287 mil aos cofres públicos, adquiridos através de economias geradas neste primeiro ano de administração. O implemento irá auxiliar na manutenção de estradas e na preparação para pavimentações. O objetivo é reduzir gastos e qualificar a prestação de serviços à população são-marquense.

Neste sábado, dia 28 de outubro, chegou o novo implemento adquirido pela prefeitura de São Marcos. Trata-se de um Rolo Compactador autopropelido vibratório, ou seja, possui meio próprio de propulsão através de motor a diesel com injeção eletrônica, com potência mínima de 110 hp.

O equipamento foi comprado com recursos próprios pela Prefeitura Municipal de São Marcos através de processo licitatório na modalidade pregão, da Mantomac Comércio de Peças e Serviços. O equipamento foi entregue na manhã deste sábado, dia 28, ficando exposto até a tarde desta segunda-feira, quando foi entregue pelo prefeito Evandro Kuwer aos secretários Alfredo Brochetto e Gláucio Brochetto, respectivamente gestores dos setores de obras e obras do interior.

O prefeito Kuwer destacou a importância em complementar o parque de máquinas com novos equipamentos. “Esse rolo irá qualificar o nosso trabalho e gerar economia a longo prazo, inclusive, foi com economias corretas que conseguimos adquirir este equipamento, mas sem prejudicar os atendimentos ao munícipes, pelo contrário, agora vamos pode entregar serviços com mais segurança e qualidade”, aponta Evandro, salientando o comprometimento de todas secretarias em gerar economias, possibilitando mais esta aquisição.

De fabricação nacional, o Rolo Compactador possui dupla função, com tambor liso com diâmetro de 1.500 mm e kit patas (pé de carneiro) removível, possibilitando versatilidade na execução dos trabalhos de compactação de solos. Possui cabine fechada com ar- condicionado.

Conforme Gláucio Brochetto, o Rolo Compactador irá ajudar principalmente na manutenção das estradas de maior fluxo, impactando num melhor aproveitamento de material como cascalho, por exemplo, deixando o solo mais firme.

A administração aponta ainda o uso do implemento na preparação da base para novas pavimentações, inclusive asfáltica, em que o Município pretende investir nos próximos anos.

O peso operacional do equipamento com todos os acessórios é de 11.910 Kg obtendo impacto dinâmico total em baixa, de 18.340 Kgf e em alta, de 28.970 Kgf.

A máquina também é dotada de tecnologia e sistema de análise de compactação incorporado ao equipamento, possibilitando monitoramento do rendimento do trabalho.

Foto: Angelo Batecini - assessoria de imprensa