No dia da Merendeira, encontro debateu papel do profissional e a consciência alimentar

01/11/2017

Secretaria da Educação, Emater/RS e Agricultura Familiar promoveram o Encontro Municipal da Alimentação na segunda-feira, dia 30 de outubro. Cerca de 40 profissionais das escolas estaduais e municipais de São Marcos participaram da programação.

Esse ano a Prefeitura realizou atividades de valorização e motivação profissional para as merendeiras e serventes, funcionárias de escolas municipais e estaduais de São Marcos, além de confraternização pelo Dia da Merendeira, comemorado em 30 de outubro.

Na ocasião, aproximadamente 40 profissionais da área receberam as boas vindas da representante do escritório da EMATER em São Marcos, Inês Pilati, que falou sobre as parcerias e os objetivos do encontro. Após, assistiram palestra motivacional com a psicóloga Marisa Soldatelli.

A Nutricionista Marina Medeiros, da Secretaria de Educação de São Marcos, explanou sobre "O papel da Merendeira Rumo a Consciência Alimentar" e o técnico em agropecuária da EMATER, Eri Zanella, falou sobre "Alimento limpo e produção Orgânica".

Ao final do encontro, foram distribuídas sementes crioulas às participantes que receberam também as homenagens da organização, foi entrega um mimo à servidora com mais anos de serviço, a senhora Maria Ivete Fongaro Zan, da Escola Don José Baréa, que desde 1989 atua pelo Município com 28 anos de trabalho e dedicação.

Agricultoras entregaram produtos coloniais às merendeiras e serventes. Cabe destacar que a maior parte da merenda escolar utilizada nas escolas de São Marcos vem da Agricultora Familiar, sendo que neste ano o percentual atingiu 67%.

A Secretária Municipal da Educação, Tatiane Borghetti Zulian e o Prefeito Evandro Kuwer também estiveram presentes, fizeram uso da palavra e participaram da confraternização, onde cada profissional levou um prato de alimento.

O encontro aconteceu no Auditório Municipal Joaquim Grizzon.

Foto: Angelo Batecini - assessoria de imprensa