Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem

09/11/2017

Palestra promovida pela Secretaria Municipal da Saúde marca mês de campanhas de conscientização sobre o Câncer de Próstata, uma das doenças que mais afetam a população masculina. A comunidade é chamada para um diálogo franco e aberto a respeito do câncer de próstata, no próximo dia 16.

A iniciativa que partiu de um grupo de amigos reunidos em um pub, na Austrália, de empreender uma campanha contra o câncer de próstata, se espalhou pelo mundo e vem ajudando, em muito, a população masculina. Assim surgiu o Movember, junção entre os termos mustache (bigode, em inglês) e november, que chegou ao Brasil como Novembro Azul, no fim dos anos 2000.

Aqui, a campanha começou a ganhar notoriedade por meio de instituições privadas e públicas comprometidas em realizar ações que objetivam informar e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem e com a detecção precoce da doença - o câncer mais comum e a segunda maior causa de morte por câncer entre eles.

Em São Marcos, uma palestra sobre a Saúde do Homem, está agendada para o dia 16 de novembro, no Auditório Municipal Irmãs Stanislás, anexo a Secretaria da Saúde, a partir das 16h, ministrada por Franciele Guimarães, representante da AAPECAN (Associação de Apoio a pessoas com Câncer), de Caxias do Sul.

Além da palestra, durante todo o mês estão sendo realizadas atividade de orientação e prevenção em empresas do município, também nos postos de saúde dos bairros e do centro.