Vigilância Ambiental alerta para casos de dermatite provocados por lagarta

12/12/2017

Com a orientação do Programa Estadual de Vigilância dos Acidentes por Animais Peçonhentos, informamos que o CIT/RS (Centro de Informação Toxicológica) vem recebendo para identificação um número significativo de lagartas do gênero Hylesia sp. Confira como se prevenir e se tratar em casos de contato.

Desta forma, a Vigilância Ambiental do município, alerta sobre o risco de uma grande proliferação destes animais e consequentemente a ocorrência de surtos de dermatites alérgicas, provocada pelo contato com as cerdas tóxicas da fêmea desta mariposa.

Sobre a lagarta:

Pode provocar acidentes tanto em fase de lagarta, quanto na fase de mariposa. Possui hábitos crepusculares (fim de tarde), são atraídas pela luz, e habitam locais como residências (atraídas pela luz), matas, plantações e gramados.

Características do acidente:

Ao se debaterem contra os pontos de iluminação liberam no ambiente cerdas que ao entrarem em contato com áreas descobertas do corpo humano, causam dermatite aguda (irritação na pele).

Sintomas:

Nas primeiras 24 horas coceira e vermelhidão nos locais de contato, que sem tratamento pode evoluir para bolhas e coceira intensa. Estes sintomas duram em média de 7 a 14 dias, desaparecendo após esse período se evitado novo contato.

Como Evitar:

• Manter portas e janelas fechadas ao anoitecer;
• Não tocar diretamente nas mariposas;
• Tomar cuidado ao manipular roupas de cama;
• Manter roupas de uso pessoal guardadas em armários e roupeiros;
• Em locais contaminados com as cerdas evite varrer, e sim passar um pano úmido no local usando luvas;
• Tomar cuidado quando estiver em contato com a natureza e quando for colher frutos.

Como tratar:

Compressas frias no local para alívio imediato; quando for nos olhos, lavar com água corrente. Procure o serviço de saúde do seu município. Solicite orientação junto ao Centro de Informação Toxicológica através do telefone 0800 7213000 (plantão 24 horas – ligação gratuita).