Conselhos de Administração e Fiscal do FAPS se reuniram pela última vez no ano

21/12/2017

Nesta quarta-feira, dia 20 de dezembro, aconteceu a última reunião deste ano dos Conselhos de Administração e Fiscal do FAPS – Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores. Além dos Conselheiros e da Gestora do RPPS, senhora Marcela Michelon, fizeram-se presentes o Senhor Ivan Bedin, Gerente da Agência Local da Caixa Federal, o Secretário da Administração, Senhor Renato Chinelato, e a Assessora Jurídica da Prefeitura, Senhora Raquel Siota.

Na oportunidade foi apresentada aos conselheiros a nova versão da Política de Investimentos para 2018, que estabelece a forma de gerenciamento dos investimentos e desinvestimentos dos recursos financeiros, com base na Resolução CNM 3922/2010, atualizada pela Resolução CMN 4604/2017, a qual irá nortear os investimentos do fundo em 2018.

Também foi apresentado o cenário econômico nacional e internacional, com as projeções para fechamento deste exercício e seguintes. As expectativas para a economia brasileira, segundo relatório da SMI Consultoria, é de crescimento do PIB em 3,2% em 2018. A inflação de 2018 deve chegar a 4,2% e a Selic em 6,5%. O gerente da agência local da Caixa Federal, Senhor Ivan Bedin, destacou que as eleições de 2018 devem ser o grande tema do ano, pois é o fator mais importante para o crescimento econômico de médio e longo prazo no país.

Se por um lado, em 2018 os mercados dependerão fortemente do assunto “eleições”, a economia real deve passar por um período positivo, de crescimento, inflação em torno da meta, juros baixos em comparação ao histórico do país, e moeda se apreciando em termos nominais. A Presidenta e a Gestora do FAPS, agradeceram aos conselheiros a disponibilidade de cada um e a participação ativa no conselho neste ano de 2017, bem como ao Executivo Municipal pelo apoio ao conselho na gestão do RPPS.

O Conselho do FAPS reúne-se mensalmente. Nas reuniões são apresentados os relatórios mensais do fundo, contendo as receitas e despesas, o desempenho mensal das aplicações financeiras e são discutidas as melhores formas de investimentos, buscando alcançar a meta atuarial.

Os recursos sob a gestão do Conselho do FAPS em data de 31/11/2017 somam R$ 91.426.485,55, com uma rentabilidade de 10,46% neste ano. Esse valor tem como objetivo garantir o pagamento das aposentadorias e pensão existentes e futuras dos servidores públicos municipais, os quais contribuem mensalmente para o fundo, juntamente com a parte patronal.

Veja a atual composição dos Conselhos do FAPS:
Rochele Nicoletti, Vanderlei Bresolin, Kariny Pereira Boff, Rafaela Benato, Vanessa Massenz, Cristiane Delai, Eliana Fátima Fabro Chinelatto, Luciano de Lima, Juliete Trevisan, Vera Bassanesi Leonardelli, Luciana Tomé, Isabel Giovanella Susin, Anidria Gabriela Peccin Marcon, Ilário Possamai, Andréia Taiza Sandri Machado e Douglas Cassiano.

A Presidenta do Conselho de Administração do FAPS é a servidora Juliete Trevisan e a Presidenta do Conselho Fiscal é a servidora Luciana Tomé.

Foto: Angelo Batecini - assessoria de imprensa PMSM