Secretaria Municipal de Educação lança a sexta edição do Concurso Calendário Ecológico

06/06/2018

Ato aconteceu na noite desta terça (5), no Auditório Municipal Joaquim Grison, dentro da programação da Semana do Ambiente no município. Com o tema Arte, Cultura e Meio Ambiente o concurso tem como objetivo promover a interação entre a arte, a cultura e o meio ambiente fazendo com que os alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, possam expressar através do desenho, práticas que garantam a sustentabilidade do meio em que vivem.

Poderão participar do concurso estudantes regularmente matriculados na rede municipal, estadual e particular de ensino de São Marcos, correspondendo as seguintes categorias:

Categoria 1 – alunos de 2º ano a 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo EJA;
Categoria 2 – alunos de 6º ano a 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo EJA;
Categoria 3 – alunos da Escola Raio de Sol – APAE de São Marcos.

Durante o ato de lançamento, na presença de alunos do EJA da E.M.E.F. Demétrio Moreira da Luz e do Colégio Estadual São Marcos, foi entregue pela Secretaria Municipal de Educação, de forma simbólica, o regulamento do Concurso deste ano para toda rede de ensino de São Marcos. Na mesma noite aconteceu palestra sobre Gestão de resíduos sólidos, com equipe da secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Confira o regulamento:

Os desenhos deverão ser enviados até 28 de setembro de 2018, para a Secretaria Municipal de Educação;
Desenhos enviados fora deste período não serão aceitos;
Só serão aceitos desenhos inéditos;

Cada escola participante poderá enviar no máximo 10 desenhos, sendo cinco da categoria 1 e cinco da categoria 2. A APAE enviará no máximo 10 desenhos, sendo que um entrará automaticamente no calendário. O processo seletivo dos desenhos concorrentes ficará a critério da escola.

O desenho deverá retratar e ter pertinência com o tema: Arte, Cultura e Meio Ambiente.

Cada aluno poderá participar com apenas um trabalho, feito em folha de papel desenho branca, tamanho A4, obrigatoriamente na orientação horizontal;
No verso da folha de desenho deverá constar o título da obra, o nome da escola, sua categoria (1, 2 ou 3), ano, identificação do aluno e idade;

Na frente da folha de desenho, não deverá constar qualquer identificação;
Os desenhos deverão ser entregues dentro de um envelope lacrado, por um representante da escola, na Secretaria de Educação, no endereço: Av. Venâncio Aires, 720;

Todos os desenhos, premiados ou não, ficarão para o acervo da SME, podendo ser utilizados pelos promotores do evento, em qualquer forma tempo ou lugar, sem obrigação de cachês, taxas ou direitos para os autores, comprometendo-se publicar sempre o nome do autor do desenho.

Os desenhos apresentados para o Concurso Calendário Ecológico 2018 serão selecionados por uma comissão julgadora, levando-se, em consideração critérios como: criatividade, originalidade, coerência temática e capricho;
Os desenhos que não estiverem de acordo com as regras do regulamento serão desclassificados;

As decisões da comissão julgadora são soberanas, não cabendo recursos em qualquer instância.

A premiação dos vencedores e o lançamento do Calendário Ecológico 2018 ocorrerão na 2º quinzena do mês de novembro, em dia, local e horário a serem definidos;

Serão premiados 6 (seis) desenhos da categoria 1, 6 (seis) desenhos da categoria 2, 1 (um) desenho da categoria 3 e 1 (um) desenho da EJA, sendo que cada escola receberá uma premiação, totalizando 14 desenhos;

Os alunos dos 14 desenhos vencedores receberão como prêmio cinco calendários impressos, certificado de participação e divulgação dos desenhos no calendário.

Os vencedores serão comunicados pela organização do concurso, por meio da escola participante e serão convidados a participar da cerimônia de premiação do Calendário Ecológico 2018.

Eventuais alterações que poderão acontecer no decorrer do concurso serão resolvidas e comunicadas pela entidade promotora, desde que não acarretem no prejuízo dos participantes.

Foto: Angelo Batecini - PMSM