Prazo para população opinar para a revisão do Plano Diretor segue até 11 de junho

07/06/2018

A Prefeitura Municipal de São Marcos, por meio de plataforma eletrônica (http://saomarcos.gaup.com.br), quer as sugestões para construção de diretrizes que nortearão a elaboração do Plano Diretor municipal. As informações coletadas são confidenciais e servirão para a identificação das demandas encontradas nos bairros e localidades da nossa cidade.

A plataforma foi desenvolvida para funcionar em computadores pessoais como desktops e notebooks. O tempo médio para responder esse questionário é de 20 minutos. Para participar é preciso acessar o site http://saomarcos.gaup.com.br e preencher formulário com nome, sobrenome e e-mail.

Além de perguntas abertas e de múltipla escolha, o questionário conta com o uso de mapas para o apontamento de informações. Para iniciar, faça o seu cadastro e acesse o questionário a partir do link que será enviado para o seu e-mail.

A elaboração dos planos diretores e de mobilidade urbana é obrigatória para os municípios com mais de 20 mil habitantes e para os municípios integrantes de Aglomerações Urbanas ou Regiões Metropolitana e também àqueles que são classificados como de interesse turístico.

Em setembro de 2017 a Universidade de Caxias do Sul assinou contrato de prestação de serviços de assessoria técnica a 16 municípios da região, articulados pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) e pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE). O contrato prevê a prestação de serviços de assessoria técnica especializada para revisão dos planos diretores e elaboração dos planos de mobilidade urbana.

O lançamento da plataforma de participação é mais uma ação dentro do planejamento e prestação de assessoria. Em São Marcos, também foram realizadas duas audiências públicas para debater o tema, com divulgação da metodologia das atividades a serem desenvolvidas e diagnóstico obtido na primeira etapa do processo de Revisão do Plano Diretor e Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, que ocorre no período de novembro de 2017 a junho de 2018.