Prefeitura esclarece a população sobre cortes de árvores na Praça Dante Marcucci

27/06/2018

Ação foi realizada na última semana, quando foram cortadas cerca de 30 árvores da espécie (Ligustrum lucidum), popularmente conhecida como árvore de praça. Dentre as justificativas está o fato de a espécie se altamente alérgica. Para que a medida fosse tomada neste momento, há cerca de 15 anos, foram plantadas espécies nativas em substituição às árvore cortadas.

Conforme dados da Administração Municipal, há cerca de 15 anos foi desenvolvido projeto para plantio de novas árvores na praça Dante Marcucci, já se projetando o corte da espécie Ligustrun. Foram então plantados exemplares de Canela e Ipê Roxo ao lado das mesmas, em torno da praça.

Ei que chegado momento, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente deste autorizou a Secretaria de Serviço Públicos Urbanos, responsável pelo manejo da arborização urbana a efetuar o corte de todo e qualquer exemplar exótico de Ligustrum lucidum situado à Praça Municipal Dante Marcucci.

A justificativa da intervenção é pela alta alergenicidade do pólen desta planta, além de se tratar de espécie exótica, tendo sua exploração livre, sendo dispensadas as medidas mitigatórias de reposição. Destaca-se ainda que o fruto dessas plantas ocasionam grande mortandade de pássaros, por ser tóxico.

Contudo, ressalta-se que ao lado de cada exemplar exótico, conforme projeto desenvolvido há 15 anos, já existem exemplares nativos de Canela e Ipê Roxo e, uma vez que estas já apresentam bom porte para arborização, é necessária a retirada da exótica, para efeitos de diminuição de competição biológica interespecífica.

Além de atrapalhar o desenvolvimento das espécies nativas, que apresentam bom porte após este período, grande parte das árvores cortadas já estavam com idade avançadas, apresentando podridão nos troncos.

Foto: Angelo Batecini - imprensa PMSM