Prefeitura de São Marcos é premiada na 2ª edição do Prêmio Boas Práticas da Famurs

09/07/2018

Ao todo, 191 projetos de 129 prefeituras disputaram o 1º lugar em 9 categorias. São Marcos se destacou em 2º lugar na categoria Saúde, com o Projeto Açougue Seguro. Este é o segundo prêmio que a Administração Municipal ganha com este projeto. No mês passado o Açougue Seguro ficou em primeiro lugar no Estado no 30º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde.

Os vencedores foram conhecidos na quinta-feira, dia 5 de julho, durante o 38º Congresso de Municípios do Estado, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, promovido pela Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul). Ao todo, 191 projetos, de 129 prefeituras, disputaram o primeiro lugar em nove categorias: Agricultura, Assistência Social, Comunicação Social, Cultura, Educação, Finanças, Meio Ambiente, Saúde e Trânsito.

O Prefeito de São Marcos, Evandro kuwer e a vice-prefeita Rosa Fontana receberam a placa e o certificado, eles estiveram acompanhados do Secretário Municipal da Agricultura Fabiano Varela, da fiscal da Vigilância Sanitária Daiane Alves e da veterinária Carla Batista do Nascimento, do SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

Os primeiros colocados de cada categoria receberam um troféu de bronze. Os segundos e terceiros receberam uma placa e, os demais inscritos, um certificado de participação. Para a avaliação, foram considerados critérios como inovação, criatividade, replicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social. O objetivo do prêmio é estimular o intercâmbio e a troca de experiência nos municípios gaúchos, respeitando a diversidade local.

Em 1º lugar na categoria Saúde ficou o município de Passo Fundo (Programa Farmácia Mais Perto) e em 3º Água Santa (Ecografia Natural – Uma pintura de amor).

O Açougue Seguro, projeto pioneiro na região foi lançado pela prefeitura de São Marcos e qualificou estabelecimentos que atuam com produtos de origem animal. Ação foi motivada pelo surto de toxoplasmose que atingiu o município em 2015.

A iniciativa da Administração Municipal lançou o projeto em maio de 2017, através Vigilância Sanitária e do SIM - Serviço de Inspeção Municipal, com o objetivo de instruir proprietários e funcionários de estabelecimentos e garantir mais segurança aos consumidores.

Em julho o Açougue Seguro também foi premiado no 30º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde. Em 1º lugar, o projeto foi selecionado entre mais de 150 trabalhos apresentado no evento na categoria Mostras de Experiências Exitosas, na temática Vigilância em Saúde.

Foto: Famurs - divulgação