NOTA INFORMATIVA : A Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos atualiza os dados relacionados aos quadros respiratórios no município

10/07/2018

Até o momento, conforme dados atualizados pela Vigilância em Saúde nesta terça-feira, dia 10 de julho, foram confirmados três casos de contaminação pelo vírus Influenza A do subtipo H1N1 no município, sendo que uma paciente não vacinada veio a óbito, foi confirmado também um caso de contaminação pelo vírus da Influenza do tipo A/H3 Sazonal e outros dois exames seguem aguardando resultado de análise laboratoriais.

Destaca-se que nem todos os tipos de gripe provocadas pelo vírus Influenza A são relacionados ao subtipo vírus H1N1 e que as estatísticas estão dentro da normalidade, conforme estimativa do CEVS – Centro Estadual de Vigilância em Saúde, vinculado à Secretaria Estadual. No momento em que houver algum posicionamento em nível estadual diferente, comunicaremos.

Reforçamos que todo o caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (paciente internado em ambiente hospitalar) seja notificado pela equipe de saúde para o setor de Vigilância Epidemiológica de São Marcos para que seja realizada a coleta de material em tempo oportuno a fim de identificar o agente causador do quadro, bem como o subtipo. Essa conduta segue o protocolo do Ministério da Saúde.

Os exames realizados por pacientes não internados em ambiente hospitalar, até o momento, não estão sendo computados pelo Estado do Rio Grande do Sul.

A Vigilância em Saúde do município reforça os cuidados de prevenção de doenças respiratórias, indiferentemente do tipo de vírus:

Medidas de Prevenção:
- Lavagem de mãos e/ou uso do álcool gel;
- Ventilação dos ambientes;
- Evitar aglomerações;
- Pessoas com quadro gripal, aguardar a melhora dos sintomas para retornar ao trabalho e/ou escola;
- Evitar circular em hospitais onde o risco de contaminação é maior.

Pessoas pertencentes aos grupos de risco, incluindo portadores de doenças crônicas, se gripadas, devem atentar para a piora das doenças de base, falta de ar e demora da melhora do quadro respiratório, e não aguardar para procurar atendimento médico.

A vacina disponibilizada pelo SUS em 2018 protege contra três tipos de vírus. A Campanha de Vacinação iniciou em 23/04/2018 com término oficial em 22/06/2018. Como um quantitativo de doses restou, a vacinação segue ocorrendo até a finalização do estoque para a população em geral.

Com relação a suspensão de atividades escolares na Rede Pública Municipal, os setores seguem levando em consideração as orientações da Secretaria Estadual da Saúde. Os alunos doentes deverão permanecer em casa até o término dos sintomas.

Importante: Recomenda-se que o indivíduo doente com síndrome gripal, permaneça em casa durante os 7 dias após o início dos sintomas, período em que está transmitindo o vírus ou até 24 horas após cessar a febre.

Foto: Angelo Batecini - assessoria de imprensa PMSM