História

A história de São Marcos inicia em 1864, quando Antônio Machado de Souza, tendo concebido a ideia de abrir uma estrada que ligasse Montenegro a São Francisco de Paula, subiu a encosta do planalto, realizando uma viagem perigosa e encontrando frequentes testemunhos de índios que habitavam a região. Antônio Machado atingiu as “Campinas verdes de São Francisco de Paula de cima da Serra, lá pelo rincão de São Marcos, no fundo da invernada então pertencente ao senhor Oliveira Pedroso”. Assim se deu a penetração no território que, mais tarde, se chamaria “São Marcos Dei Polachi”.

Em 1883, chegaram os primeiros imigrantes e, dois anos depois, organizava-se oficialmente a Comissão de Terras destinada a distribuir glebas aos recém-chegados e a orientá-los nas atividades que iriam desenvolver. A povoação iniciou com os italianos, em 1885, e a seguir por poloneses, em 1891, mas também havia muitos portugueses (peões de fazenda, capatazes, ex-escravos, aventureiros e mesmo agricultores açorianos vindos de São Paulo), alemães e indígenas, que aqui se estabeleceram. Os negros também marcam sua presença na formação do povo São-Marquense, na Linha Juá e Rincão dos Quilombos, próximo ao Rio da Mulada. Os primeiros imigrantes foram os Italianos e chegaram as margens do Rio São Marcos e das Antas (localizado na Linha Riachuelo, onde fala-se o dialeto mais antigo do mundo. Margeando o Rio das Antas, dirigiram-se ao alto, na zona de Riachuelo, onde construíram o primeiro barracão da nova colônia, cujos escombros ainda hoje existem, na Linha Humaitá, Linha Marechal Deodoro e Linha Zambecari.

Pertencendo a São Francisco de Paula até 1921, anexou-se a Caxias do Sul neste ano. Entre os anos de 1917 a 1923 o município de Caxias do Sul construiu uma estrada ligando São Marcos (Pedras Brancas) com a sede. Vários agricultores se instalaram em Pedras Brancas e iniciou-se o ciclo da madeira neste local. A partir de 1930 aparecem os primeiros caminhões e os carreteiros são substituídos por estes. O transporte começa a engatinhar no distrito e determina a criação de nosso Município.

Formação Administrativa de São Marcos

O distrito de São Marcos foi criado com a classificação de 6º Distrito, em 30 de Junho de 1921, suprimido em julho de 1924, foi anexado ao 2º distrito. Nas divisões administrativas de 1933 em diante, aparece sempre como distrito de CAXIAS, que pela Lei nº 720, de 29.12.1944, passou a se chamar CAXIAS DO SUL. Nos Censos de 1950 e 1960, figura como distrito de Caxias do Sul - RS. Finalmente ocorrendo sua emancipação em 9 de Outubro de 1963, pela Lei Estadual nº 4.576.


Venha conhecer nossa terra e nossa gente, visite São Marcos!

 “San Marco! Belezza meravigliosa di um suolo verde e felice invitante alla fantasticheria e alla  meditazione! Varietá infinita de luoghi pittoreschi, ricchi di boschi ombrosi e profondi, in cui é possibile trovare il riposo piú completo e benéfico... nulla turba l´atmosfera dei miei pensieri, all´infuori del non poter invidere questa calma con l´anima ebrea di luce e di memórie, con chi tanto amo...” 

Livro História de São Marcos

Mons. Henrique Compagnoni