28/05/2025
O tema deste ano será:“Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”
Com o compromisso de promover políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno e à valorização dos idosos, São Marcos sediará no dia 24 de junho, a 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. O evento acontecerá no Centro Recreativo Alexandre Zaniol, com início às 13h, e é promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, em parceria com a Prefeitura Municipal.
A conferência tem como objetivo fomentar o debate público, estimular a escuta qualificada e construir propostas que garantam os direitos e ampliem a participação da população idosa nas decisões do município. O tema deste ano será:
“Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, uma abordagem que busca refletir sobre os desafios do envelhecimento em uma sociedade diversa e em constante transformação.
Um dos destaques da programação será a palestra principal às 13h45, ministrada pela professora Vânia Herédia. Referência nacional em estudos sobre envelhecimento, Herédia é licenciada e mestre em Filosofia, bacharel e licenciada em Ciências Sociais, doutora em História das Américas, com pós-doutorados em História Econômica. Sua atuação acadêmica concentra-se nas áreas de gerontologia, imigração italiana, migrações e desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Sul e da Serra Gaúcha.
A realização da conferência reafirma o compromisso da Administração Municipal com o respeito, a dignidade e a qualidade de vida da população idosa, promovendo um espaço para que suas vozes sejam ouvidas e seus direitos, garantidos.
Por: Juarez Marcante
Assessor de Imprensa – Prefeitura Municipal de São Marcos