Todas as notícias

24/01/2025

MEIO AMBIENTE

Esclarecimento

A autorização para poda dos exemplares havia sido emitida no ano de 2024 (não sendo realizada), foi reemitida no presente ano de 2025.

Conforme Portartia Normativa DC - 20 de 27 setembro de 1976, que regulamenta o período de defeso da Araucaria angustifolia (pinheiro-brasileiro), onde fica proibido o corte e a poda entre os dias de 01 abril a 30 de julho, com a poda em questão realizada fora do período de defeso.

Ressalta-se que o ciclo de desenvolvimento das pinhas é de dois anos, ou seja, em uma mesma árvore fêmea de Araucaria angustifolia (pinheiro-brasileiro) haverão de forma constante, pinhas em diferentes fases de desenvolvimento. A autorização para poda dos exemplares de Araucaria angustifolia (pinheiro-brasileiro), havia sido emitida no ano de 2024 (não sendo realizada), foi reemitida no presente ano de 2025.

Quanto ao corte das árvores de outras espécies, trata-se de exemplares desvitalizados (mortos) com elevado potencial de causar danos continuados ao património e com potencial risco de acidentes, principalmente por se tratar de uma área com grande fluxo de pessoas.

Pelo princípio de precaução, realizou-se a manutenção com a retirada de parte dos galhos de Araucaria angustifolia (pinheiro-brasileiro), visando atender a necessidade recorrente de manutenção, tendo em vista a queda eventual de galhos como já ocorrido e relatado por servidores locais.


Por: Francine Girardelo

Secretária de Meio Ambiente