09/04/2025
Evento acontece na terça-feira, (15) às 19h, no Auditório Joaquim Grison, aberto à participação de todos os munícipes, com idade a partir de 16 anos.
O prefeito de São Marcos, Volmir Rech, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Volmir Camassola, convidam para a 12ª Conferência Municipal de Saúde, e também realiza a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CMSTT). Esta será a primeira vez que o município promove discussões voltadas exclusivamente à saúde laboral. O evento acontece na terça-feira, dia 15 de abril, às 19h, no Auditório Joaquim Grison, ele é aberto à participação de todos os munícipes e trabalhadores do município, com idade a partir de 16 anos, interessados em contribuir com o debate sobre a saúde pública local.
A Conferência é um importante espaço de escuta e construção coletiva de políticas públicas para a saúde, e a participação da população é essencial para garantir que as demandas locais sejam ouvidas e priorizadas.
Estão convidados membros de associações, sindicatos, organizações não-governamentais, instituições públicas e privadas, além de representantes de diversos segmentos da sociedade civil com sede no município.
Com o tema central da conferência é “A importância dos Cuidados Primários em Saúde”, tem como objetivo principal: Impulsionar e reafirmar os princípios do SUS; Avaliar a situação de saúde em São Marcos, fortalecer o controle social nas políticas públicas de saúde e propor diretrizes para melhorias. O tema da etapa municipal da conferência da saúde do trabalhador é: “Saúde do Trabalhador e Trabalhadora como Direito Humano.”
No evento teremos dois momentos, iniciando com o painel : Importância dos Cuidados Primários em Saúde, painelista Margareth Lucia Paese Capra. Graduada em Serviço Social (Universidade de Caxias do Sul, 1980), especialista em Equipes Gestoras de Sistemas e Serviços de Saúde (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004), doutora em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), professora na Universidade de Caxias do Sul (Centro de Ciências Humanas, durante 12 anos). Tem experiência na área de Saúde Coletiva e em Serviço Social, com ênfase nos seguintes temas: políticas públicas de saúde, planejamento e gestão em saúde, educação na saúde.
Na sequência, voltado para a Conferência da saúde laboral, temos o tema: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” com apresentação de Adão Araújo Junior, advogado especialista no Direito do Trabalho Individual e Coletivo, com atuação nesta temática há mais de 15 anos, Assessor Jurídico do Sindicato SENALBA Caxias do Sul e Professor no Curso Técnico em Segurança do Trabalho no Grupo SEG - Unidade São Francisco - Caxias do Sul.
Por: Juarez Marcante
Assessor de imprensa/ PMSM