Todas as notícias

26/05/2025

SAÚDE

Secretaria de Saúde de São Marcos emite alerta sobre aumento de casos de Influenza A e anuncia novo Dia D de vacinação

Dia D no sábado, 31 de maio, das 8h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos, por meio da Vigilância Epidemiológica, alerta a população para o aumento significativo de casos de Influenza A registrados no município desde a segunda quinzena de abril de 2025. Somente no mês de maio, 202 pessoas foram testadas e 78 tiveram resultado positivo para a doença, o que corresponde a 38,61% de positividade. Além disso, dois pacientes apresentaram agravamento do quadro e precisaram ser hospitalizados.

Com o objetivo de conter o avanço do vírus e proteger a população, especialmente os grupos de risco, a Secretaria reforça a importância da vacinação contra a gripe, que está liberada para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Para ampliar a cobertura vacinal, será realizado um segundo Dia D municipal no sábado, 31 de maio, das 8h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Para se vacinar, é necessário apresentar o cartão de vacinação e um documento de identificação (CPF, RG ou carteira de motorista).

Até o dia 26 de maio, São Marcos vacinou 1.952 pessoas do grupo prioritário, o que representa 36,59% de cobertura vacinal em relação à meta de 90%, estabelecida para um total de 6.007 pessoas. Os dados por grupo são: 227 crianças vacinadas (20,43% da população-alvo de 1.111), 19 gestantes vacinadas (13,29% da meta de 143) e 1.706 idosos imunizados (41,07% da meta de 4.753).

A Secretaria orienta ainda que, em caso de sintomas respiratórios, as pessoas devem manter repouso, boa hidratação, higienização frequente das mãos, uso de álcool em gel, evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e, se necessário sair de casa ou procurar atendimento médico, utilizar máscara.

É fundamental estar atento aos sinais de agravamento da doença, como dificuldade para respirar, falta de ar, febre alta e persistente, lábios azulados ou roxos, dor ou pressão no peito, tontura, vertigem, vômitos persistentes, convulsões e piora de doenças preexistentes. Nesses casos, o atendimento médico deve ser procurado imediatamente.

A campanha de vacinação é uma ação essencial para conter a propagação da Influenza A e evitar complicações graves à saúde da população. A Secretaria de Saúde reforça que a vacina é segura, gratuita e um ato de responsabilidade coletiva.

Por: Juarez Marcante 

Assessor de Imprensa/ PMSM