10/05/2024
Neste momento o Rio Grande do Sul precisa de solidariedade
Devido aos eventos climáticos que atingiram o Estado, a tradicional confecção dos tapetes com serragem na celebração de Corpus Christi, não acontecerá neste ano em São Marcos. A decisão foi tomada pela Secretaria de Cultura e Turismo juntamente com a Paróquia local. Contudo, a organização convida a comunidade São-Marquense para participar de uma campanha de arrecadação de mantimentos e móveis que serão destinados às famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A definição de não manter a confecção dos tapetes foi tomada visto que os inúmeros voluntários que participariam da pintura das serragens, que iniciaria já na próxima semana, bem como os integrantes de entidades e grupos religiosos que confeccionariam os mais de 80 tapetes no amanhecer de 30 de maio, estão na sua grande maioria envolvidos na captação, separação e entrega dos donativos que estão beneficiando os afetados nas trágicas enchentes.
Assim, levando em consideração as necessidades das cidades vizinhas, que foram devastadas pelas águas, definiu-se não desfocar o trabalho dos voluntários do município e deixá-los disponíveis para auxiliar na reconstrução dos locais que mais precisam. A secretária de Cultura e Turismo, Viviane Magalhães, informa sobre a nova programação para o Corpus Christi que irá acontecer na quinta-feira de 30 de maio. “A celebração deste ano irá iniciar às 9h com uma missa na Igreja Matriz de São Marcos, sem a tradicional procissão pelos tapetes, e após a celebração serão recebidas as doações no Salão Paroquial até às 15h. Neste mesmo dia, será realizada a separação e organização de todas as doações. Caso alguém tenha interesse em auxiliar, sinta-se convidado a participar. Nós da organização, agradecemos a compreensão de toda a comunidade, pois neste momento a prioridade é ajudar as famílias gaúchas que mais necessitam”, resumiu Viviane.
A celebração de Corpus Christi no município é um dos períodos mais aguardados do ano pelos católicos. Um momento em que fieis acompanham o Santíssimo Sacramento pelos arredores da Praça, lindamente enfeitada pelos tapetes de serragem colorida, demonstrando um gesto público de fé e devoção. Em 2024, contudo, as celebrações de Corpus Christi em São Marcos serão uma oportunidade para todos solidarizarem-se com as famílias que perderam tudo nas enchentes.
A Administração Municipal e a Comissão Organizadora pedem a compreensão de todos e agradecem os voluntários pelo engajamento e auxílio aos mais atingidos, sem esse apoio não seria possível ajudar o Rio Grande do Sul e sua gente.