Dados Gerais

O município de São Marcos está localizado na encosta superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, ponto privilegiado da Serra Gaúcha e da região turística Uva e Vinho. Com um clima ameno, possui 21.449 habitantes (IBGE, 2018), estando a uma altitude de 746m, em uma área total de 256,25 km², sendo 16,44 km² de área urbana. A mescla de culturas que povoaram São Marcos resultou em um povo único, cheio de riquezas e diferenciais. A alma gaúcha misturada aos costumes dos antepassados faz São Marcos ser lembrado pelos seus carros antigos, caminhoneiros, rodeios e pelo Calvário, eventos e locais que alegram a comunidade e seus visitantes. 

São Marcos é o 1º município do Estado pelo rendimento médio de Uva, o 2º maior produtor de alho do Estado e o 10º maior produtor de uva do Brasil com 24 milhões de quilos, produzindo mais de 34 milhões de litros de vinhos, sucos e derivados. É ainda um importante polo econômico da indústria metalúrgica, moveleira, vitivinícola, e claro, dos transportes. Recentemente tornou-se também a Capital Gaúcha dos Caminhoneiros, através do projeto de lei estadual 192/2015. Além disso, São Marcos é o mais novo Município da região da Uva e do Vinho, sendo considerado sala de visitas, já que suas terras são as primeiras a serem alcançadas pelos que vem do Norte do País, demandando a zona dos parreirais imensos que cobrem vales e coxilhas, oferecendo um dos mais belos espetáculos da natureza.

Hospitalidade, fé e gastronomia. Quem chega a São Marcos se encanta pelos seus atrativos, as belíssimas paisagens, vales, rios e cachoeiras, além da típica culinária italiana e gaúcha, que podem ser degustadas acompanhadas de um vinho ou saboroso suco natural, ambos produzidos aqui. 


Informações gerais:

População censo IBGE de 2007: 19.641 habitantes
População censo IBGE de 2010: 20.103 habitantes

População censo IBGE de 2018: 21.449 habitantes


Clima: Temperado, com frio intenso.

Relevo: Imensos derrames basálticos do Planalto Meridional com profundos vales, sendo uma região bastante acidentada ao lado oeste, enquanto ao leste tende a suavizar com o início da zona do campo.

Solo: Argilo-arenoso e Vegetação de Matas subtropicais.

Hidrografia: Rio das Antas, Rio São Marcos, Rio Redondo, Arroio Studulski e Arroio Timborí (Ranchinho).


Meios de transporte disponíveis à população: 

- Ônibus interurbano, através da Estação Rodoviária;
- Ônibus urbano municipal que atende 10 bairros e a área central da cidade;
- 11 táxis distribuídos em 3 pontos.

Segurança: 
Brigada Militar - 26 policiais, 05 viaturas incluindo 01 motocicleta;
Polícia Civil - 1 delegado, 4 policiais civis (inspetores escrivães) e 2 viaturas; 
Cidade monitorada por 16 câmaras de vigilância pela Brigada Militar.

Comunicações: 
01 rádio AM, 02 rádio FM, 01 jornal quinzenal, 01 jornal mensal e 01 revista trimestral.